O futebol profissional está de volta a Montes Claros. Após especulações nas últimas semanas para comprovação e definição da participação de um time regional no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão ou Série C, divisão de acesso ao Módulo II, uma nova equipe está confirmada na competição. Surge, assim, a equipe do North Esporte Clube, com o intuito de representar os norte-mineiros no cenário esportivo estadual e nacional. O novo projeto tem a parceria do empresário mineiro Victor Oliveira, do Grupo 3F, e do gestor do Montes Claros América Vôlei, Andrey Souza.
Como pautado anteriormente aqui no Portal Webterra, o Norte de Minas figura como uma das principais regiões em potencial para a modalidade do futebol, mas sem representatividade e organização de gestão eficiente. Desde 2018, com o encerramento das atividades do Montes Claros Esporte Clube, a cidade não figurava como representante nos principais torneios do estado.
O clube nasce da concepção de nova estrutura, engajamento, sentimento e significados que chamam a atenção. O brasão, por exemplo, foi trabalhado de forma estratégica com o nome North, que faz referência às sete estrelas das sete microrregiões do Norte de Minas, (Bocaiuva, Janaúba, Januária, Grão-Mogol, Montes Claros, Pirapora e Salinas).
O objetivo é representá-las no cenário estadual e nacional, proporcionar aos nossos talentos regionais a chance da possibilidade de se tornarem atletas profissional de futebol e desenvolver através do futebol um ecossistema de geração de emprego e renda nas mais diversas áreas de Montes Claros e do Norte de Minas.
Andrey explica que o a nova proposta chega com missões a cumprir, sendo uma delas a representar toda a região, sem exclusividade, focando no povo norte-mineiro, na força, na raiz, no talento e dar oportunidade a esse talento a estar no cenário estadual quanto nacional quando nós pensamos a médio prazo.
“Fomentar a prática da modalidade culturalmente rica no nosso país. Nossa região é sempre tachada de não ter qualificação e organização para se ter. Com o North, a gente trabalha para alcançar os resultados. Claro que o resultado depende muito do do jogo em si, da composição de equipe, do campeonato, mas é ter organização pra dar oportunidade a nossas pedras preciosas do Norte de Minas”, conta.
Já Victor, acredita que aqui é um celeiro de grandes talentos. Encontramos muita gente boa, que tem um perfil, e tem tudo pra estourar no Brasil e no mundo no futebol.
“Hoje, o North Esporte Clube está chegando para gerar não só no profissional uma oportunidade de levar essa bandeira do Norte de Minas no futebol mineiro e ,logo, no brasileiro. É gerar a oportunidade de fazermos uma base e ter todos esses atletas, jovens diamantes, e talentos a serem lapidados de termos uma estrutura para que consigam dar o máximo do seu potencial. Daí, a gente fazer negócios, excelentes negócios, ao nível Brasil com esses jogadores”, ressaltou.
BAGAGEM ESPORTIVA
Victor Felipe Oliveira, do Grupo 3F, vendeu recentemente a participação no Athletic Club, de São João Del Rei-MG e se transformou em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) há cerca de seis meses, quando a V2 adquiriu 49% de participação no controle do futebol do clube.
O jovem empreendedor conta que vida me levou a ter a oportunidade de investir em um time do interior, aproveitando a SAF, a nova modalidade para dá possibilidade ao futebol de ser uma empresa, de ter uma visão de investimentos e retorno. Conseguiu alcançar, através gestão inovadora, gerar confiabilidade para aqueles que buscaram apoiar e investir.
“Tive a grata surpresa de, em seis meses, o Athletic conseguir os melhores resultados que o time de interior poderia. Chegamos à fase classificatória em segundo lugar do campeonato da primeira divisão. Perdemos para o Cruzeiro na semifinal. Fomos campeões do interior e conseguimos vagas para o Brasileiro da Série D e Copa do Brasil. Elevamos o time em patamares muito mais altos e gerando um valor eixo em cima do projeto”, disse.
Com isso, uma grande vitrine se abriu para a descoberta de talentos “houve uma oportunidade, um interesse de um de um empresário, um investidor em comprar a minha participação. Desde quando montei o Athletic, sempre fui muito cobrado, solicitado para que eu não esquecesse o Norte de Minas. Onde o futebol muito carente e muitos tentaram com muita maestria, mas pela dificuldade de investimento e apoio não conseguiram continuar os projetos”, prosseguiu.
Andrey Souza é graduado em Educação Física, com pós-graduações em Saúde Coletiva e Atividade Física e Desporto, mestrado em Avaliação Física, além de contribuir com a geração de mais de 500 empregos diretos. Há oito anos, Andrey está à frente da gestão do Montes Claros América Vôlei, além de ser proprietário do Montes Claros Esporte Clube.
Ele conta que são poucas as equipes no cenário nacional, que estão na elite do voleibol nacional como a do MOC América. O intuito é levar essa experiência para o futebol. “O Vitor, que foi um ex-atleta de voleibol, iniciou o projeto aqui em Montes Claros e tem a sua experiência no Atlhetic. Estive lá a convite dele nesse processo. É um prazer está fazendo parte de uma nova ideia, um novo conceito de gestão e, principalmente, de um projeto pensando a médio e longo na cidade de Montes Claros e no Norte de Minas. Acho que a união de duas forças, desde a história esportiva tendo o foco do esporte, mas também empresarial. Trazendo para o futebol que tanto carece de organização para que tenha um futuro promissor como nós acreditamos que tem o Norte de Minas”, concluiu.
PROJEÇÕES DA EQUIPE
No calendário em 2022, estão previstas a realização de peneiras na cidade e região, início dos treinos na segunda quinzena de julho e amistosos no final deste mês. A bola rola no Campeonato Mineiro em agosto e encerramento em novembro. O North faz a estreia contra o América de Teófilo Otoni, no dia 7 de agosto, no Nassri Mattar, às 10h. Confira os jogos no site da Federação Mineira de Futebol (FMF).
As projeções para 2022 são muitas e miram na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, que começa em agosto, competir no Módulo II Campeonato Mineiro (fevereiro 2023) e jogar a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro em 2024.
Por Gian Marlon /disponível em: Jornal WebTerra