O North Esporte Clube apresentou, em coletiva realizada nesta terça-feira (17), o novo projeto referente às Categorias de Base. O encontro foi realizado na sede do Grupo 3F e contou com a presença dos sócios-proprietários do clube, Andrey Souza e Victor Oliveira, e do gerente da proposta do Rei do Norte, Marlon Araújo.
A apresentação teve também a participação da imprensa esportiva local. Em busca de inspirar gerações, dar oportunidade e trabalhar no desenvolvimento dos atletas, a iniciativa visa, inclusive, potencializar os talentos da região.
“Tem sido montada uma estrutura muito boa e um centro de treinamento onde teremos alojamentos para 170 atletas. Teremos aqui um período muito curto, onde estamos construindo lugares para eles ficarem e treinarem. É um momento muito importante e queremos, de fato, trazê-los para o clube e iniciarmos esse processo de formação”, disse Marlon.
Para que isso ocorra, será feita uma seletiva no próximo sábado (21), para os meninos das categorias sub-13 (2010/2011), sub-15 (2008/2009) e sub-17 (2006/2007). O horário, data e local ainda serão informados nas redes sociais dos gladiadores. Este parágrafo poderá ser atualizado com novos dados.
“Traremos estes atletas no próximo dia vinte e um, sábado, faremos uma peneira para já iniciar o processo de formação, que é fazer a captação desses jogadores e, posteriormente, iniciar o trabalho com eles e com o nosso treinador Wagner Leal”, finalizou Marlon.
Segundo o sócio-proprietário da equipe, é motivo de felicidade dar um start a uma das fases do projeto, colocadas a serem realizadas a médio e longo prazo em todo o Norte de Minas.
“Iríamos fazer essa categoria de base em 2024, mas diante de toda a repercussão positiva que a gente teve, diante todos os objetivos alcançado nessa primeira fase, vimos muita procura. Vimos que aquele buraco na base aqui do Norte de Minas estava bem latente. Resolvemos antecipar, estruturar agora para que este ano a gente comece devagar. Mas, que 2024 e 2025 a gente tenha muitas alegrias no projeto”, explicou.
Construção do CT
O sonho que está começando a ser lapidado. Assim, é definida a construção do CT do clube. Para Victor, tanto para a base quanto para o profissional, a região é muito aquém de estrutura. “Não adiantava nada esse primeiro ano em que sofremos muito com estrutura, com falta de campo, com essa logística de jogador ter que ir à academia, ter que almoçar no local, ter que treinar todo dia em um campo diferente. Às vezes, um campo com que não tem muita qualidade”, frisou.
Ele prosseguiu detalhando que há um atraso de mais ou um mês e meio devido às chuvas dos últimos dias, mas a expectativa é que haja um campo profissional até meados de março ou abril. Serão feitos 60 alojamentos, 60 quartos, 60 suítes e uma academia de primeira linha, sendo ponto inicial para a revelação de grandes talentos.
Andrey Souza, também sócio-proprietário, ressalta que o North está sempre em busca de parcerias para suprir lacuna existente no futebol regional, seja com a construção do centro de treinamento e até a forma de gerir o clube com a relação direta, tendo o apoio das estruturas da cidade envolvimento.
“Nosso foco é criar uma rede de composição de atletas, de envolvimento de todos aqueles que trabalham no ecossistema do futebol, sejam as escolinhas, as pessoas que estão lá na ponta em outra cidade e, claro, fomentando aqui na cidade de Montes Claros. A resposta é a visão das pessoas quando um projeto tem organização, visão a médio e longo prazo, não nada com imediatismo e que não tem expectativa futura. Essa resposta está sendo positiva quanto ao apoio, envolvimento e, principalmente, o engajamento do torcedor e das pessoas que querem ter uma oportunidade de futebol assim como os nossos jovens. As categorias de base vem pra isso”, disse.
O peso da torcida
Antes mesmo de concretizar a campanha do título inédito no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, o Rei do North já batia recordes de público e possuía a maior média da história. Feito comemorado por todos e por Andrey. “As pessoas entenderam o nosso projeto não só representando Montes Claros, mas todo o Norte de Minas. A resposta está na arquibancada e no envolvimento. Quem acompanhou o time viu o primeiro jogo lá o pessoal bem tímido, mas no final emocionado com o resultado e com tudo que a gente trouxe com o North para a cidade”, destacou.
“A meta, portanto, é chegar a elite do Estadual e, por isso, tem sido feito um trabalho nos bastidores. Não temos hora para trabalhar. É montar uma equipe forte para representar e ter o resultado e contando com a força de jogar em casa, jogar em Montes Claros para ter esse resultado e, se Deus quiser, em janeiro do ano que vem, jogar o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão”, finalizou Andrey.
Por: Gian Marlon / Disponível em: Portal Web Terra.