EnglishPortugueseSpanish

North E.C. pronto para a estreia no Módulo II contra o Itabirito fora de casa

Poucas horas separam o North Esporte Clube da estreia no Módulo II do Campeonato Mineiro. A partida diante do Gato acontece neste sábado (29), às 15h, no Estádio Coronel Afonso de Moura Castro, em Itabirito. A delegação seguiu viagem na manhã desta sexta-feira (28).

A preparação desta semana antes de debutar na competição foi intensa, como explica o técnico Marco Antônio Milagres que, mesmo com a ansiedade natural, revela que os Gladiadores estão confiantes para um início positivo.

“Claro que há uma ansiedade para que comecemos bem o campeonato. O pensamento não poderia ser diferente em buscar o acesso. Além de todos os treinamentos possíveis, viemos de teste contra o Betim que nos permitiu avaliar como foi o desenvolvimento do grupo do início da pré-temporada até aqui”, destaca o treinador.

Em amistoso há poucos dias, o North venceu por 1 a 0 o Betim, com gol do atacante William Mococa. Seguindo o cronograma de atividades, Milagres ressalta, ainda, a importância de realizar algumas adaptações no decorrer das partidas.

“A partir da estreia, o grupo vai intensificar ainda mais os ajustes táticos, o conceito de jogo e o entrosamento dos atletas. Isso vai nos permitir equilibrar o grupo. O próprio andamento do campeonato também dará a evolução que buscamos para brigar pelo acesso e pelo título”, completa.

Desafio de colocar a região na 1ª Divisão após de 12 anos

O Rei do Norte tem pela frente o desafio de buscar o acesso, que pode levar o Norte de Minas de volta à Primeira Divisão do estado cerca 12 anos depois. Uma das caras novas do elenco nesta temporada, o atacante Matheus do Sacramento está determinado em representar da melhor forma.

“Gostei muito de nossa performance na preparação para o Módulo II. Estou muito feliz com a oportunidade, ainda mais em um clube que vem ganhando espaço pelos próprios méritos”.

Campeão com o Tricolor na disputa da Segundona em 2022, o zagueiro e “xerife” Luiz Fernando retornou ao clube. Nome pedido pela torcida para compor a linha defensiva, Luiz destaca o trabalho feito pela diretoria e comissão técnica na montagem do grupo.

“Eles foram felizes nas escolhas. Mesmo com alguns atletas chegando já com a pré-temporada em andamento, houve uma identificação imediata. A tendência é evoluir na competição, mas pensando primeiro na estreia, o foco não pode ser outro que não seja a vitória, mesmo fora de casa”.

Lateral-esquerdo da equipe, Jordan Kaíque renovou e acredita que pode repetir o feito da temporada passada junto aos novos companheiros.

“O time mescla experiência com juventude, todos se entregando ao máximo e focados em um só objetivo. Sabemos como é difícil e bem disputada. Espero repetir o que fiz no ano passado, até mesmo melhorar o desempenho e ajudar o clube em mais um acesso”.

O volante Juliano entende que o North precisa concentrar as forças em uma coisa de cada vez.

“Pensar primeiro na classificação para o Hexagonal Final, e depois focar no acesso. Sei o quanto o Módulo II é forte, com grandes e tradicionais equipes. Disputei no ano passado e fomos campeões. Então, cada jogo tem sua história. Fizemos uma pré-temporada bem intensa, inclusive com um amistoso contra um adversário direto que é o Betim. Vencemos, o que foi muito bom para motivar o grupo, mas sabemos que quando o Campeonato começar cada jogo será uma final. Vamos à luta”, finalizou Juliano.

O rival

Adversário do North, o Itabirito venceu todos os amistosos preparatórios. Primeiro, goleada por 3 a 0 sobre o Futgol da cidade de Contagem. Em seguida, vitória por 1 a 0 sobre o Coimbra também de Contagem. Antes do primeiro embate do fim de semana, o Gato derrotou por 2 a 0 o Inter de Minas.

Nesta semana, o time anunciou a contratação do lateral-direito Patric, aquele ex-Atlético-MG e América. Com 34 anos, veio do Athletic de São João Del Rei, onde disputou o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão. Até a divulgação desta matéria o nome dele não havia sido publicado

Reprodução/Redes Sociais

Itabirito e North se enfrentam neste sábado, às 15h, no Estádio Coronel Afonso de Moura, às 15h.

Módulo II

A edição de 2023 é a de número 54. Como parte da história, houve uma competição precursora ainda com o futebol amador, restrita aos times da capital e da região metropolitana. Era chamada de Série B, e não se tem ciência dos campeões. Mas, haviam nomes de times famosos de outros estados, como os antigos Fluminense, Flamengo e Palmeiras.

De forma profissional no cenário mineiro, a competição começou a partir de 1961, e era chamada de Primeira Divisão, abaixo da elite.

Em 1969, recebeu o nome de divisão de acesso, demarcada em quatro zonas regionalizadas. Vale lembrar que não houve disputa de 1970 a 1976. O retorno ocorreu em 1977, com o nome Primeira Divisão, sendo mantido até 1978.

No dois anos seguintes, não houve torneio. A volta foi em 1981 com nome adequado de Primeira Divisão estendido até 1993.

No ano de 1994, houve uma redução no número de clubes da primeira divisão, que eram 22 e foram realocados na segunda divisão. Essa passou a ser até os dias de hoje

Considerando desde 1961, o maior campeão é o Araxá, com quatro títulos.
Na sequência são cinco time com três:Uberlândia, Nacional de Murié, Uberaba, Mamoré de Patos de minas, Andradas e Guarani de Divinópolis.

Com dois títulos cada, tem o Tupi de Juiz de Fora, Vila Nova de Nova lima, Democrata de Sete lagoas, Democrata de Governador Valadares,  Flamengo de Varginha, Atlético Três Corações, Social de Coronel Fabriciano, Boa Esporte (ganho quando ainda se chamava Ituiutaba). Outros dezenove clubes ganharam a competição. Todas informações foram colhidas no Canal Sala de Troféus.

Em 2023, 12 clubes estão no páreo, que disputam em turno único, todos contra todos, sendo que os seis primeiros avanças à fase final. Os classificados disputam o hexagonal final, odos contra todos, turno e returno, com um total de 10 rodadas

Em caso de empate por pontos ganhos, os critérios de desempate são seguidos na ordem: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, confronto direto, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio.

O North também já deu início à venda das camisas. Elas podem ser adquiridas na unidade da Drogaria Minas-Brasil, parceira do clube, ou pelo site.

Por: Gian Marlon / Disponível em: Portal Web Terra.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp