Presidente Victor Oliveira prestigia um dos eventos mais tradicionais do esporte mineiro em Belo Horizonte
O North Esporte Clube segue estreitando laços com a elite do futebol estadual. Na próxima segunda-feira, dia 02 de fevereiro, o empresário e presidente do clube, Victor Oliveira receberá homenagem durante gravação da cerimônia de premiação do Troféu Guará BMG, um dos reconhecimentos mais respeitados da crônica esportiva de Minas Gerais.
O evento, promovido pela Rádio Itatiaia, acontecerá na sede da emissora em Belo Horizonte. A premiação celebra os destaques da temporada e reúne as principais personalidades, gestores e atletas que brilharam nos gramados mineiros.


A participação de Victor Oliveira no evento reforça o momento de ascensão do “Gladiador” no cenário esportivo. Após uma rotina intensa de treinamentos no CT Credinor e o foco total na disputa do Campeonato Mineiro, o convite para integrar esta celebração simboliza o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela diretoria e comissão técnica em Montes Claros.
A voz a comunicação
Ao todo, 30 veículos de comunicação participam da eleição que define os vencedores de cada categoria, conferindo legitimidade, representatividade e peso histórico à premiação. A cerimônia marca o momento de entrega oficial dos troféus e contará com a presença dos vencedores para entrevistas e uma conversa especial sobre a temporada.
A apresentação será de Thiago Reis, com reportagens de João Vítor Cirilo. A apuração dos ganhadores já foi realizada previamente; o programa será dedicado exclusivamente à celebração dos premiados.
O Troféu Guará Bmg será entregue ao vivo, após o programa Turma do Bate Bola, a partir das 19h30, com transmissão pela Itatiaia e na sua multiplataforma (aplicativo, redes sociais, YouTube e portal).
Origem e Fundação (1962)
O prêmio foi criado em 1962 por Januário Carneiro, fundador da Rádio Itatiaia. Naquela época, diversos órgãos de imprensa mineiros criavam suas próprias seleções de “melhores do ano”, o que gerava muitas listas divergentes. O objetivo central de Januário era unificar essas escolhas em uma única lista oficial que representasse o consenso de toda a crônica esportiva do estado.
O nome do troféu é uma homenagem a Guaracy Januzzi, conhecido pelo apelido de Guará ou “O Perigo Loiro”. Ele foi um dos maiores ídolos da história do Atlético Mineiro nas décadas de 30 e 40, sendo até hoje um dos maiores artilheiros do clássico contra o Cruzeiro, com 26 gols marcados.
O que confere ao Troféu Guará seu grande prestígio é a sua legitimidade. A escolha dos vencedores não é feita apenas pela Rádio Itatiaia, mas sim por meio de uma votação que envolve os principais veículos de comunicação de Minas Gerais, incluindo rádios, jornais, revistas e redes de televisão. Na 62ª edição (2026), por exemplo, 30 veículos participaram da eleição.
Atualmente, o prêmio conta com o patrocínio do Banco BMG, passando a ser chamado oficialmente de Troféu Guará BMG.
Texto: Ascom North
